Se você quer atuar como avaliador e pesquisou sobre o assunto, com certeza ficou com dúvidas em relação a diferença entre o avaliador de imóveis e o perito avaliador.
Não se preocupe, pois essa dúvida é muito comum entre as pessoas que pretendem atuar na área de avaliação de imóveis e até mesmo entre os iniciantes que já estão no mercado de trabalho.
Foi por esse motivo que resolvemos criar um conteúdo completo a respeito do assunto que ajudará você a entender melhor a respeito dos dois termos e, dessa maneira, iniciar sua carreira do jeito certo.
Se interessou? Então não deixe para depois e comece agora mesmo a leitura desse conteúdo.
Qual a diferença entre o Avaliador e o Perito Avaliador?
Vamos direto ao que interessa: Afinal, qual a diferença entre o avaliador e o perito avaliador?
Pense da seguinte maneira: O avaliador é o responsável por avaliar o imóvel e determinar quanto um imóvel vale.
Já, o perito avaliador irá realizar diversas perícias e criar laudos técnicos afim de determinar a saúde do imóvel.
Como assim a saúde do imóvel? Imagine que um imóvel custa 250 mil reais, mas ao contatar diversas falhas construtivas e deterioração de alguma estrutura, esse valor já não será aplicado.
Então, quem determina o estado físico de imóvel é o perito avaliador, mas vale ressaltar que isso não é algo negativo.
Por exemplo, se um imóvel possui um dos melhores pisos do mercado, isso poderá fazer com que ele valha mais do que foi precificado inicialmente.
Um perito avaliador pode trabalhar como avaliador de imóveis?
Com certeza é um diferencial extremamente positivo, pois esse profissional poderá precificar o imóvel da maneira correta, sem a necessidade de contratar um perito avaliador.
Quando um perito avaliador é necessário?
Agora que você entendeu que um avaliador de imóveis é o profissional que irá determinar o valor do imóvel e o perito avaliador é quem analisa a situação do imóvel de maneira técnica, deve estar se perguntando: Quando o perito avaliador é necessário?
De maneira geral, o perito avaliador é extremamente necessário em processos judiciais, onde é preciso avaliar com exatidão o valor de um imóvel.
A maioria dos processos judiciais que envolvem o perito avaliador é o que está relacionado a separação de bens em caso de divórcio ou herança.
Além disso, o perito avaliador também pode atuar em instituições financeiras, onde a avaliação física do imóvel é necessária para, por exemplo, quem deseja oferecer o imóvel como garantia em algum tipo de transação.
Quem pode ser um perito avaliador?
Qualquer pessoa que tenha o conhecimento técnico necessário para ser perito avaliador pode atuar na área, lembrando que esse conhecimento precisa ser comprovado para que o trabalho seja exercido em processos judiciais.
Claro que é preciso lembrar que algumas pessoas podem sair na frente caso já possuam alguma formação na área da construção civil, por exemplo:
- Engenheiro civil
- Técnico em edificações
- Arquitetos
- Mestres de obra
Esses profissionais já possuem uma grande bagagem de conhecimento que poderão ser de grande utilidade na carreira de perito avaliador.
Mas, caso você não possua tais formações, não se preocupe, pois a capacitação na área de perito avaliador irá trazer tudo que você precisa para começar a trabalhar.
Conclusão
Agora que você já sabe qual a diferença entre o avaliador de imóveis e o perito avaliador, com certeza está ansioso para entrar em 2023 com o pé direito e começar a trabalhar na área, não é mesmo?
Mas, não se esqueça de continuar acompanhando nosso site, pois estamos sempre trazendo informações e dicas úteis que irão aumentar suas chances de ser um avaliador de imóveis de sucesso.