Se você está procurando o seu primeiro emprego, saiba que é essencial já ter uma carteira de trabalho em mãos, pois é através dela que você tem acesso a todos os direitos trabalhistas.
Além disso, é a comprovação de que você está trabalhando. Nela, conta uma série de informações, como salário, carga horária…
Mas se a sua dúvida é onde faz carteira de trabalho, chegou no lugar certo, pois vamos passar todo o passo a passo para você tirar a sua carteira, entre outras informações.
Por isso, continue a leitura e encontre aqui a resposta que você precisa!
Onde faz carteira de trabalho?
Hoje em dia, existem duas maneiras de fazer a carteira de trabalho (CTPS), já que tem a opção da carteira física e carteira digital, ambas com a mesma validade.
Veja, a seguir, onde fazer cada uma delas.
Carteira de trabalho física
Para emitir a carteira de trabalho física, existem alguns órgãos onde você pode solicitar:
- Gerência Regional de Trabalho;
- Sedes da Superintendência Regional do Trabalho;
- Poupatempo.
Em qualquer um desses locais, é necessário realizar o agendamento via e-mail.
Carteira de trabalho digital
Para fazer a carteira de trabalho digital, o processo é muito simples, pois tudo é feito pelo aplicativo CTPS Digital, disponível tanto para iOs quanto Android.
Outra opção é diretamente no site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Seja qual for o método, é necessário criar uma conta no portal do governo (site gov.br) e ativar o cadastro. Só depois disso que você poderá baixar o app ou acessar o site do MTE.
Nesse caso, basta seguir as instruções e fornecer as informações solicitadas.
Você sabia que a carteira de trabalho digital apresentou uma alta demanda por conta dos empregos no fim de ano?
Isso porque, é muito mais prática e você pode fazer tudo pela internet, o que otimiza muito o seu tempo.
Quais os documentos necessários para fazer carteira de trabalho?
Agora que você já sabe onde fazer a carteira de trabalho, confira todos os documentos necessários:
- CPF;
- Documento oficial de identificação com foto;
- Comprovante de residência;
- Certidão de estado civil: Certidão de Nascimento (se você for solteiro) ou de casamento. No caso de viuvez ou divórcio, a Certidão de Casamento precisa estar averbada;
- 2 fotos 3×4 recentes, com fundo branco.
Quem pode tirar carteira de trabalho?
Qualquer pessoa com 14 anos ou mais, pode tirar a carteira de trabalho.
No entanto, apenas a partir dos 16 anos é que é possível ser contratado oficialmente.
Quem tiver menos de 16 anos, o registro é como jovem aprendiz.
Além da idade, é necessário que a pessoa seja brasileira naturalizada.
Qual a importância da carteira de trabalho?
A carteira de trabalho é importante porque simplesmente é ela que garante todos os seus direitos trabalhistas, como por exemplo, aposentadoria.
Só para você ter uma ideia, na carteira de trabalho, estão registradas algumas informações, como:
- Dia de admissão;
- Salário combinado;
- Férias;
- Tempo de vínculo empregatício;
- Todas as datas de entrada e saída de cada empresa.
São esses dados que asseguram os seus direitos, como aposentadoria, seguro-desemprego, FTGS, entre outros.
Onde fazer a 2ª via da carteira de trabalho?
Se você perdeu, foi furtado ou sua carteira está inelegível, você deve tirar a 2ª via.
Você pode seguir o mesmo processo explicado acima, e apresentar os seguintes documentos:
- Documento de identificação original, como RG ou CNH;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Documento que comprove o número da sua carteira anterior, por exemplo, extrato do PIS ou FGTS;
- Boletim de ocorrência no caso de roubo, furto ou perda.
- No caso de CTPS inutilizada, deve também apresentar porque será inutilizada.
Quem tem carteira de trabalho digital precisa da física?
Não, já que a CTPS digital contém todas as informações sobre o histórico trabalhista, tudo em tempo real.
Na verdade, a carteira de trabalho física deixou de ser emitida em alguns estados, e tudo passou a ser registrado de forma digital.
Inclusive, por meio da carteira digital, é possível solicitar o seguro-desemprego, abono salarial, suspensão de contrato, etc.
A grande vantagem da carteira de trabalho digital é que facilita muito a vida, uma vez que sempre que precisar de uma informação, basta acessar o celular.
Agora, no caso de funcionários contratados por órgãos públicos ou organismos internacionais, irão precisar apresentar a carteira de trabalho física.
Conclusão
Agora que você já sabe tudo onde fazer carteira de trabalho, se ainda não tem a sua, vale a pena tirar.
Assim, na hora de conseguir um emprego, o processo será agilizado.
E fique sempre atento se a sua carteira está em bom estado de conservação, caso contrário, convém tirar uma 2ª via.
Lembre-se que esse é um documento que prova a existência do contrato de trabalho, bem como o tempo de serviço prestado.
E mais importante, a CTPS é o que garante ao empregado todos os direitos trabalhistas previstos em lei, como aposentadoria, FGTS, seguro-desemprego…