O boleto de cobrança é um dos meios de pagamento mais simples e democráticos do mercado. Você sabia que o MEI também pode usar esse documento para cobrar suas vendas?
É muito simples emitir boleto de cobrança com os dados do cliente e receber o dinheiro diretamente na sua conta bancária. Quer saber como? Então, continue a leitura e aprenda a usar essa forma de pagamento no seu dia a dia.
O que é boleto de cobrança?
Boleto de cobrança é um título que você pode emitir para cobrar um valor de uma pessoa física ou jurídica. De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), são emitidos quase 7 milhões de boletos por ano no Brasil.
Eles são muito usados como meios de pagamento no e-commerce, por exemplo, já que os consumidores só precisam emitir o documento e pagar a compra com o código de barras. A grande vantagem do boleto de cobrança é que a pessoa que vai pagar não precisa sequer ter conta em banco, já que o documento pode ser pago na rede bancária, em lotéricas e outros estabelecimentos conveniados.
Além disso, os boletos permitem que o dinheiro caia diretamente na conta do recebedor após o período de compensação, que é de no máximo 72 horas. Por isso, muitos empreendedores utilizam o boleto de cobrança como forma de pagamento em suas empresas. Lembrando que eles são diferentes dos boletos emitidos por pessoas físicas para a realização de depósitos em contas digitais.
Para que serve o boleto de cobrança?
O boleto de cobrança serve para cobrar um valor específico de uma pessoa ou empresa. Basta gerar o documento a partir de um banco ou fintech e preencher os dados do recebedor e o valor devido.
Assim que a pessoa responsável paga o boleto, o dinheiro é enviado para a conta do recebedor após o prazo de compensação. Dessa forma, é um meio de pagamento simples, prático e de baixo custo para as empresas.
Como gerar um boleto de cobrança?
Para gerar um boleto de cobrança, você precisa ter esse serviço habilitado na sua conta bancária de pessoa física ou jurídica. Na hora de fazer a emissão do título, é só informar os dados do pagador (Nome, CPF/CNPJ, e-mail, etc), preencher o valor e informar detalhes como prazo de vencimento e juros após o vencimento.
Também é possível emitir carnês, que são boletos parcelados em até 12 vezes (com ou sem juros), facilitando ainda mais o pagamento para os consumidores. Depois de emitir o documento, basta enviar para o cliente e aguardar o pagamento — como vimos, a liquidação do valor leva até 3 dias úteis. Em alguns casos, as instituições financeiras cobram um valor por boleto emitido por uma empresa.
MEI pode emitir boleto de cobrança?
Sim, MEI pode emitir boleto de cobrança como meio de pagamento em sua empresa. Para isso, o microempreendedor individual precisa ter uma conta de pessoa jurídica com esse serviço disponível e ativo.
Hoje, vários bancos digitais e fintechs permitem que o MEI gere boletos de cobrança facilmente pelo aplicativo da conta. Para isso, basta ter o nome, CPF/CNPJ e e-mail do cliente que será cobrado.
Você ainda pode definir detalhes como juros e multa após a data de vencimento, que são calculados automaticamente. Assim, pode oferecer um meio de pagamento simples e prático para que seus clientes paguem pelas compras feitas em sua loja.
Gostou de conhecer melhor o boleto de cobrança? Então, veja se esse serviço está disponível na sua conta!