A área externa de uma casa é uma das partes mais importantes. Afinal, é um ótimo lugar para reunir amigos e familiares para um churrasco, festa ou simplesmente jogar conversa fora. Seja nos dias quentes ou de inverno, ela pode ser aproveitada de diferentes maneiras, desde que você tenha um bom planejamento. Nesse sentido, contar com a ajuda de uma construtora em campinas para realizar a reforma é uma ótima pedida.
Mas, além disso, também é necessário fazer algumas pesquisas sobre o assunto, para poder conversar melhor com os profissionais que irão te acompanhar no processo. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com 7 dicas importantes para quem pretende reformar a área externa. Vamos lá?
Qual será a função do ambiente?
O primeiro passo para quem quer reformar a área externa é pensar em como pretende utilizar o espaço. Ou seja, antes mesmo de começar o planejamento, é importante analisar se a área externa será voltada para o descanso dos moradores, um ambiente social, apenas um complemento da decoração, etc. Por mais que pareça algo simples, é isso que irá determinar toda a reforma do ambiente, escolha da decoração, orçamento, móveis utilizados, etc.
Escolha os materiais com atenção
Por mais que tenha telhado, geralmente a área externa de uma casa fica exposta ao sol, vento e chuva. Justamente por isso, todo o material utilizado na reforma, móveis e decoração precisa ser resistente às mudanças climáticas e duráveis no longo prazo. Portanto, para os móveis, é interessante apostar em fibra sintética e tecidos náuticos e/ou impermeáveis, pois além de resistentes, são fáceis de limpar. Já os revestimentos devem ser antiderrapantes e também fáceis de limpar, como cimento, granito, porcelanato, etc.
Invista na iluminação do espaço
A área externa também pode ser um espaço para atividades noturnas e, por isso, é fundamental avaliar a iluminação do espaço. O recomendado é optar por luzes indiretas, evitando uma fonte de brilho intenso, a fim de garantir o conforto visual de todos os moradores. Além disso, o ideal é que as lâmpadas sejam amarelas, pois deixam os ambientes mais aconchegantes e bonitos. Mas, lembre-se de dar um pouco mais de atenção a espaços como pia, corredores e escadas.
Espaço gourmet é uma ótima pedida
Ter um espaço gourmet oferece muita praticidade para quem gosta de receber convidados em casa. Afinal, torna-se um espaço social e preparado para isso. Sendo assim, invista em materiais de alta resistência e durabilidade para compor o ambiente, como inox, pedras, alumínio, etc. Além disso, ter uma churrasqueira, fogão ou forno elétrico, mesas e cadeiras confortáveis e até mesmo um forno à lenha também é um ótimo investimento.
Utilize plantas
Justamente por estar na parte de fora da casa, a área externa precisa de uma decoração ainda mais viva e integrada à natureza. Sendo assim, invista no paisagismo e na decoração com plantas. Uma ótima pedida é incluir um jardim vertical, com diferentes espécies em alguma parede de sua área externa. Além disso, vasos também são excelentes, visto que comportam diferentes tipos de plantas e também contribuem com a decoração, com suas variadas cores, estampas e materiais.
Integre ambientes
Além de incluir plantas, outra forma de reformar sua área externa é trazendo ainda mais natureza para sua casa e integrar ambientes. Para isso, use o mínimo de paredes possível, optando por portas de vidro, painéis vazados, de madeira ou ferragem, etc. Com isso, ao mesmo tempo que mantém o espaço protegido da chuva e sol, preserva o contato com o lado externo.
Pense em sua qualidade de vida
Por fim, mas não menos importante, a área externa não é apenas um espaço em sua casa, mas sim um ambiente que irá contribuir com seu bem-estar e qualidade de vida. Sendo assim, invista no projeto não apenas analisando o orçamento, mas também em como o espaço poderá melhorar seus dias. Obviamente os valores são importantes, mas devem estar alinhados com o conforto.
Então, com as dicas do post de hoje, com certeza você já tem mais noção sobre a reforma de área externa. Com isso, pode conversar com os profissionais responsáveis da construtora e elaborar em conjunto um projeto que atenda às suas necessidades, demandas e desejos, é claro.