Para quem acha que seguro é importante só para quem tem carro, vale lembrar que várias pessoas podem ser prejudicadas em um acidente de trânsito. Por isso, quem acabou envolvendo em uma situação semelhante pode acionar e receber o seguro do DPVAT. Os valores são variáveis, mas veja a seguir como receber integralmente.
O que é o DPVAT?
Anualmente, os proprietários de veículos devem pagar uma taxa referente a um seguro muito importante. Esta taxa é ferente ao DPVAT e representa o seguro obrigatório de danos pessoais causados por veículos automotores de vias terrestres.
A taxa anual para este seguro deve ser paga dentro do prazo estabelecido pelo Detran do seu estado. Casso tenha dúvidas, consulte uma unidade responsável ou pesquise por DPVAT MG, entre outros.
O que nem todo mundo sabe, é que este seguro é diferenciado da maioria dos serviços particulares do mercado. Isto porque, o DPVAT não buscar um causador para o acidente e pode beneficiar todas as pessoas envolvidas.
Como funciona o seguro?
Como mencionado, o seguro DPVAT, ou o recurso para qualquer outro estado não visa identificar um culpado para o ocorrido, mas sim indenizar qualquer pessoa que tenha sido prejudicada pelo incidente. Ou seja, motorista, proprietários de veículos envolvidos, pedestres, passageiros, entre outros.
O seguro se divide em algumas categorias e para receber o valor máximo é preciso estar classificado por indenização por invalidez permanente total ou parcial. Assim como para benefícios dos menores de idades que estiverem envolvidos. Quanto as despesas médicas, o máximo a ser pago como seguro é R$ 2.700,00.
O benefício total é dado em caso de invalidez legalmente comprovadas e aos parentes legítimos de vítimas de acidente de trânsito que vieram a falecer e o valor total a ser recebido é de R$13,500.
Como posso acionar?
Se você está de acordo com os requisitos e precisa acionar o seguro do DPVAT, veja o que é preciso para dar inicio ao processo. Em primeiro lugar, é preciso identificar as seguradoras responsáveis pelo DPVAT do seu estado.
Quando identificar os órgãos responsáveis, reúna todos os documentos necessários dependendo da categoria de benefício que você irpa receber. É importante enfatizar que qualquer pessoa envolvida pode acionar.
Quanto antes solicitar o seu recurso, melhor. Por isso, verifique os documentos e vá até uma unidade responsável. Caso tenha dúvidas, se dirija até o Detran do seu estado ou entre em contato através da plataforma digital.