A Ethereum pode ser uma opção vantajosa para quem pretende diversificar seus investimentos ou entrar no mercado de criptomoedas
Se você está considerando investir em criptomoedas, deve ficar atento ao ativo Ethereum. A criptomoeda é a segunda moeda digital mais valiosa disponível no mercado atualmente, ficando atrás apenas do Bitcoin.
Somente no primeiro trimestre de 2023 (período entre 1 de janeiro e 31 de março), a moeda mostrou uma valorização de mais de 40% e deve se valorizar ainda mais ao longo deste ano. Mas, antes de investir em Ethereum, é importante entender suas características e identificar se é um ativo compatível e coerente para sua carteira.
Características da Ethereum
Em primeiro lugar, é importante esclarecer que, na verdade, Ethereum não é a moeda e sim a plataforma. A moeda utilizada dentro da plataforma é denominada Ether (ETH).
A plataforma Ethereum é baseada na tecnologia Blockchain (cadeia de blocos, em tradução livre), a mesma utilizada para o Bitcoin. Mas, diferentemente do Bitcoin, a Ethereum permite, além da realização de envio e recebimento de dinheiro de forma descentralizada, a descentralização também da execução de contratos, os chamados Smart Contracts (Contratos Inteligentes).
Ao permitir a execução de contratos (Smart Contracts) e a criação de aplicativos (dApps) de forma descentralizada, demonstrou grande valor para diversos segmentos do mercado, como imobiliário, tecnológico, aviação, comércio, entre outros.
Se a Ethereum chamou a sua atenção, veja quatro vantagens para investir nesta criptomoeda:
Descentralização das operações
Investir em Ethereum e criptomoedas de forma geral significa adquirir uma moeda que não necessita da regulação de terceiros, ou seja, as operações com Ethereum não precisam ser intermediadas por um banco, por exemplo.
Permite aplicações complexas
Diferente do Bitcoin e de outras criptomoedas, a Ethereum permite aplicações mais complexas do que a simples transferência e recebimento de valores. A plataforma possui mais camadas de informações, fato que permite a criação e execução de programas de forma automaticamente, consequentemente, tornando possível a automatização de contratos, por exemplo – tudo de forma descentralizada.
Quantidade de desenvolvedores
Por se tratar de um ativo digital, é muito importante entender sua premissa. Para que a plataforma funcione e se desenvolva, é importante que tenha bons desenvolvedores e em quantidade suficiente. A Ethereum é considerada a moeda digital com a maior quantidade de desenvolvedores ativos, contando, de acordo com pesquisa publicada pela Electric Capital, com cerca de 1.300 profissionais trabalhando em tempo integral e apresentando curva de crescimento maior quando comparada às outras criptomoedas do mercado.
Mecanismo de queima
A lógica é simples, quanto maior a quantidade de moeda circulando, menor tende a ser o seu valor unitário. Recentemente a Ethereum implementou uma atualização, a EIP-1559. Nesta atualização, a cada bloco da moeda, há a queima de uma determinada quantidade de Ether, o que significa que conforme a rede é movimentada menor é a quantidade de moeda ofertada, o que tende a criar um impacto positivo no valor da moeda.