Serviços VoIP são talvez o desenvolvimento mais subestimado que estamos desfrutando hoje. Apesar da sua importância para impulsionar o crescimento dos negócios, especialmente para startups que trabalham com um orçamento limitado, muitas pessoas ainda não estão familiarizadas com os serviços VoIP.
Acreditamos que para maximizar totalmente a sua utilização hoje e no futuro, temos que aumentar a familiarização do cidadão comum com o tema dos serviços voip. Então, para esta postagem, temos Telnum para responder às perguntas mais frequentes sobre VoIP atualmente.
Como funciona o VoIP?
Ao contrário dos telefones fixos que usam fios de cobre ou dos telefones celulares que usam torres de celular, ele usa a internet para transmitir dados. Portanto, você precisa de uma conexão de Internet forte e estável para isso.
A transmissão de dados ocorre em tempo real e na velocidade da luz por segundo. Os dados também são convertidos de voz em áudio para que ambas as extremidades da chamada possam conversar como se estivessem uma na frente da outra.
Para começar, você precisará de um número virtual para isso. Esta seria a sua porta de entrada para o mundo do VoIP e muito mais.
O VoIP permite apenas chamadas?
Não. A função de chamada é apenas uma das muitas coisas que você pode fazer. Além de chamadas, você também pode enviar e receber mensagens de texto, bem como iniciar videochamadas.
Existem também muitos recursos que você pode obter. Se você possui um sistema VoIP, poderá acessar recursos como encaminhamento de chamadas, triagem de chamadas, atendimento automático, voz para e-mail, menu de chamadas e muito mais. Diferentes provedores terão ofertas diferentes para estes. É melhor perguntar sobre eles para que possamos recomendar um sistema mais adequado às suas necessidades.
Por que devo experimentar o VoIP?
Se você estiver interessado em maximizar seus lucros minimizando custos, uma das maneiras de fazer isso é experimentando o VoIP. Neste caso, um corte no orçamento não comprometerá necessariamente a qualidade. Você também poderá aproveitar estes benefícios:
- Flexibilidade melhorada.Se você não quer ficar preso a um contrato, o VoIP será muito atraente para você. Especialmente se sua empresa for relativamente nova, você precisará de muita flexibilidade para poder realocar recursos de maneira eficaz, conforme necessário.
- Rico em recursos.Com telefones fixos, normalmente você tem que pagar por cada recurso adicional que deseja obter. Isto não é apenas inconveniente, mas também caro. Os sistemas VoIP geralmente vêm com recursos incríveis pelos quais você não precisa pagar. Qualquer outra coisa que você precisar, você pode conseguir mais barato.
- Fácil de trabalhar remotamente.Os espaços de escritório são caros. Se os serviços que você oferece são compatíveis com uma configuração de trabalho remoto, o VoIP é altamente recomendado. Enquanto houver Internet estável, você não deverá ter problemas com a tecnologia.
Existem riscos em experimentar o VoIP?
Como acontece com qualquer coisa em que você vai investir, sempre haverá riscos. O que você pode fazer é gerenciar esses riscos para obter todos os benefícios. Aqui estão alguns fatores de risco:
- Qualidade da conexão com a Internet.Se você deseja que a qualidade de suas chamadas seja sempre excelente, você também deve ter uma excelente conexão com a Internet. Deve ser capaz de suportar a largura de banda para a comunicação que você espera. Pergunte ao seu provedor sobre a velocidade de Internet necessária para o seu sistema.
- Segurança.Como tudo na Internet, o VoIP também é suscetível a hacks, phishing e outras formas de ataques cibernéticos. Felizmente, existem medidas que você pode tomar para evitar que isso aconteça. Leve a segurança cibernética a sério se não quiser sofrer perdas nos negócios devido a vulnerabilidades.
- Qualidade do equipamento.Escolher o hardware certo também é importante. Para agentes de call center, podem ser necessários fones de ouvido com cancelamento de ruído. Mas, na maior parte, o hardware padrão dos laptops é suficiente.
Como posso criar minha própria infraestrutura VoIP?
Se você não se considera altamente técnico, saiba que terceirizar essa tarefa é uma ação válida. Caso contrário, não hesite em fazer quantas perguntas forem necessárias para fazer isso da maneira certa. A configuração da sua infraestrutura pode ser feita em três etapas:
- Determine as necessidades da sua empresa.Se sua equipe estiver trabalhando em casa, existe uma velocidade de internet necessária? Que tal as especificações do laptop? Mas se você estiver em um escritório, considere o crescimento esperado. O VoIP pode ser flexível, mas o seu provedor de Internet pode não ser.
- Configure o hardware.Para um sistema simples, o hardware existente seria suficiente. Aqui estão alguns elementos a serem considerados: internet, tronco SIP, roteadores de internet, servidores e telefones IP.Selecione seu provedor.Há tantos para escolher. Mas lembre-se de que não se trata apenas do preço. Pense nos recursos de que você precisa e na qualidade do suporte ao cliente. O provedor que você escolher também pode ajudá-lo a avaliar se você executou bem as duas primeiras etapas.
Com estas etapas, você pode levar seu sistema de comunicação para o século XXI.