A limpeza regular da fossa é obrigatória, pelo menos a cada 3 anos, para que ela não fique cheia, nem entupida. E a limpeza de fossa com hidrojateamento apresenta muitas vantagens, em comparação à limpeza comum.
Continue acompanhando este artigo para saber quais são elas!
Vantagens da limpeza com hidrojateamento
O hidrojateamento se trata do uso de água, e de apenas água, para a limpeza de um local. Dessa forma, ele se trata de um procedimento seguro, que não utiliza químicos, não expõe ninguém ao risco de contaminação, nem de explosões.
Além disso, ele é sustentável, porque gasta menos água que qualquer outro procedimento de limpeza. Sim, porque ele se concentra na alta pressão da água, e não na quantidade dela, para realizar a limpeza.
Outra de suas vantagens é que ela não causa danos estruturais, que poderiam acontecer, por exemplo, por meio de uma limpeza utilizando produtos químicos. Portanto, a sua fossa fica preservada, mesmo após a limpeza.
Ainda, a limpeza de fossa com hidrojateamento tem ação desentupidora. Inclusive, o hidrojateamento é utilizado, também, apenas para isso, em diversas situações. Portanto, ao realizar essa limpeza com a fossa entupida, dois problemas já são solucionados.
Quando você deve limpar sua fossa
Como já dissemos, é fundamental contatar uma empresa especializada para realizar a limpar sua fossa, pelo menos, a cada 3 anos. Por isso, se você já perdeu esse prazo, passou da hora de realizar o procedimento.
Outra hipótese na qual você deve acionar os profissionais é se a fossa estiver entupida. O entupimento acontece pelo acúmulo de dejetos, ou mesmo por gordura (que não deveria estar ali, mas na caixa de gordura) e não se resolve sozinho.
Assim, sempre que há entupimento, é preciso solucioná-lo, para que outros problemas decorrentes dele não aconteçam. E também para manter o perfeito funcionamento da fossa séptica.
Por fim, a última hipótese na qual você deve chamar uma limpa-fossa, como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora, é se a sua fossa está cheia. Parece óbvio, mas muitas pessoas limpam apenas quando os 3 anos estão completos.
E, a depender do nível de utilização da fossa, ela pode encher antes. Assim, é muito importante manter o telefone de uma empresa especializada em limpeza de fossa com hidrojateamento, devido a todas as vantagens que este procedimento oferece.
Por que você deve limpar sua fossa
Falamos que você deve limpar a fossa séptica, sempre que ela estiver cheia. Mas o ideal é não esperar isso acontecer. Afinal, o acúmulo de dejetos pode gerar uma série de problemas, que a limpeza de fossa com hidrojateamento poderia impedir.
Por exemplo, a atração de pragas urbanas. Quando a fossa está cheia, elas são atraídas para o local, tanto pelo cheiro, quanto pelo vazamento dos dejetos, que pode acontecer.
Assim, ratos, baratas, moscas e outras pragas podem se acumular próximas à fossa. E também nas suas proximidades! Ou seja, podem adentrar a casa ou estabelecimento comercial, levando doenças às pessoas que convivem no local.
Outro motivo pelo qual você deve limpar sua fossa é a poluição que ela pode causar ao solo e à água potável. Se os dejetos vazarem no local, eles podem contaminar a água consumida não apenas pelos conviventes no local, como da região inteira.
Ainda, a fossa séptica elimina gases, situação que piora quando ela está cheia. Alguns deles são o dióxido de carbono e de nitrogênio e o monóxido de carbono. A inalação deles é muito perigosa, podendo causar intoxicação, ou mesmo levar à morte por asfixia.
Esses gases também podem provocar explosões, sendo necessário que profissionais de empresa especializada realize a limpeza de fossa com hidrojateamento, ou sem ele.