O mercado imobiliário é um dos mais importantes para o desenvolvimento econômico do país. Logo, entender mais sobre esse segmento, como diferenciar incorporadora de construtora, é fundamental para realizar bons negócios.
Ao comprar um imóvel, você descobre que diversas empresas atuam na legalização, gestão e execução da obra. Portanto, saber a função de cada uma é muito importante para entender o que cobrar de cada uma delas.
Nesse sentido, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre o que é uma incorporadora. Confira suas funções principais, as diferenças em relação a uma construtora e a importância de escolher uma boa empresa.
Afinal, o que é uma incorporadora?
Para entender a importância de uma incorporadora, é fundamental conhecer o seu significado. De modo geral, uma incorporadora imobiliária é a empresa responsável por controlar e organizar a construção de um empreendimento.
Para isso, fica a seu cargo encontrar novas oportunidades, como compras de terrenos, estruturar o projeto e realizar os estudos para sua execução. Assim como realizar os trâmites legais e imobiliários para o registro dos imóveis, licenças e alvarás.
Portanto, o seu principal objetivo é realizar o melhor planejamento possível, encontrando oportunidades e profissionais, como construtoras de boa qualidade. Ou seja, um elo fundamental para a eficiência na obra e na boa prospecção de compradores.
Qual a importância de uma boa incorporadora imobiliária?
Agora que você já sabe o que é uma incorporadora, é possível entender sua importância para a entrega de bons empreendimentos. Além disso, seu papel para a realização de cada etapa de construção, passando também por trâmites legais.
Portanto, contar com uma empresa com reconhecimento do mercado é a melhor maneira de diminuir riscos de atrasos, imóveis de baixa qualidade e problemas judiciais. Sendo assim, conhecer a incorporadora é tão importante quanto conhecer a construtora.
Afinal, ela pode ser tratada como gestora máxima de todo o projeto, no qual realiza o planejamento detalhado para a melhor execução possível da construtora.
Quais as funções de uma incorporadora?

Para continuar o conhecimento profundo sobre o papel de uma incorporadora no mercado imobiliário, vamos conhecer detalhadamente algumas de suas funções. De modo geral, elas estão atreladas ao planejamento e gestão, confira.
Avaliação de mercado
Como em qualquer início de investimento é preciso uma avaliação de mercado. Por isso, a função inicial de uma incorporadora é analisar a viabilidade do projeto. Ou seja, verificar as condições ideais para determinado terreno e região.
Com isso, será possível encontrar o melhor tipo de empreendimento, como condomínio de casas, prédios altos ou baixos e infraestruturas necessárias para a região escolhida. Só com essas informações, é possível diminuir riscos para baixa procura.
Toda essa análise deve ser feita de maneira profunda e apresentada de forma detalhada, para conseguir os investimentos desejados e necessários na próxima função.
Investimentos
Depois de realizar a avaliação de mercado e as possibilidades de negócio, outra função importante de uma incorporadora imobiliária é conseguir investidores. Eles serão responsáveis por financiar o projeto desenvolvido.
Portanto, quanto mais detalhado e satisfatório for o projeto, maiores são as chances de atrair novos investidores, como bancos, empresas ou pessoas físicas. O importante dentro dessa função é apresentar dados conclusivos sobre viabilidade e relevância do projeto.
Administrar a realização das obras
Outra função importante de uma incorporadora é administrar a execução das obras. Portanto, fica a sua responsabilidade determinar o orçamento e prazos de entrega. Com isso, é sua função garantir que sejam cumpridos e criar meios para a boa execução.
Portanto, é muito importante que ela escolha os materiais necessários para cada tipo de obra e desenvolva o melhor projeto possível. De modo geral, é uma função supervisionar todo o trabalho e comparar com o planejamento.
Pós-venda
Além do planejamento e gestão da execução da obra, fica a cargo da incorporadora a realização das vendas e pós-venda. Com isso, é preciso disponibilizar profissionais competentes, capazes de fornecer as informações solicitadas pelos compradores.
Além disso, são eles que serão responsáveis por administrar possíveis reclamações, apresentar o cálculo de prestações ideal, cuidar dos pagamentos e seguros. Ou seja, atrair possíveis compradores e manter uma boa relação durante todo o prazo de entrega.
Prazo de entrega
Uma função que muitas pessoas confundem é em relação ao prazo de entrega da obra. Essa responsabilidade é da incorporadora e não da construtora. Afinal, é sua função captar os recursos financeiros e materiais para a execução de todas as etapas.
Mesmo que várias incorporadoras também atuem como construtora, acumulando a função de ambas as empresas, elas possuem CNPJs diferentes. Ou seja, apesar de não ser terceirizada a responsabilidade do prazo é sempre da incorporadora.
Incorporadora x Construtora

Como vimos até o momento, a incorporadora é responsável por todo planejamento e gestão da obra, ou seja, a principal responsável pelo empreendimento. Logo, deve controlar processos de venda, pós-venda, prazos, contratos e até contratação da construtora.
Já a construtora tem a responsabilidade de executar o planejamento, construir tudo aquilo que foi idealizado pela incorporadora e utilizar os recursos oferecidos. Com isso, é sua função entender a forma de construção e distribuição dos melhores profissionais.
Por fim, fica a sua responsabilidade garantir que tudo seja feito de maneira correta, ficando responsável por qualquer dano ou defeito de construção. Portanto, responsável por possíveis quebrados, infiltrações e execuções fora do planejamento.
Conclusão
Com todas as informações apresentadas no texto é possível entender o que é uma incorporadora. Com isso, fica claro que sua função é desenvolver uma análise de mercado, execução de um planejamento e gestão de todas as etapas de construção.
Além disso, fica a sua responsabilidade angariar investimentos, realizar divulgação para vendas e auxiliar no pós-venda, monitorando licenças e alvarás. Já uma construtora tem a principal e única função de executar o que foi planejado, usando os recursos disponíveis.
Portanto, agora você já sabe que ao comprar um imóvel você precisa tanto procurar saber sobre a qualidade da construtora como também da incorporadora. As duas juntas, com suas determinadas funções, são responsáveis pela entrega de um imóvel de qualidade.